Saude do corpo .



31.
Você cuida da sua gengiva? A prevenção de doenças da gengiva é fundamental, pois ter saúde bucal é importante tanto na aparência e autoestima, como na saúde geral de seu corpo. Boca saudável é também aquela que proporciona uma boa mastigação — o que traz uma melhor digestão e absorção dos nutrientes. 


32. Você cuida bem da higiene íntima? A falta de cuidados com a saúde íntima provoca o desequilíbrio da proteção natural da vagina, o que colabora para o surgimento de infecções. Use sabonetes específicos, sempre se proteja na relação sexual, use calcinhas confortáveis e consulte sua ginecologista sempre que desconfiar de qualquer irregularidade. 


33. Você sofre de TPM? Apesar de saber que a TPM está relacionada às alterações dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona ou à deficiência de vitaminas e minerais, existem tratamentos que podem ajudar muito a diminuir os sintomas. TPM é tratável: converse com sua ginecologista.

34. Pratique caminhada diariamente. A caminhada é um exercício aeróbico muito eficaz. Caminhar é uma atividade física perfeita: é fácil, leve, melhora o seu astral e é capaz de proporcionar saúde, beleza e boa forma. Tente caminhar pelo menos 20 minutinhos por dia. 


35. Insira uma corridinha entre as caminhadas. A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. Correr acelera o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais eficientemente. A corrida pode ser praticada por qualquer indivíduo, apenas não deixe de consultar seu médico antes. 


36. Quer deixar seu corpo mais bonito, forte e saudável? Experimente o Pilates. Pilates é uma técnica de conscientização e reeducação corporal. Os movimentos são lentos, fluentes e exercitam o controle motor do corpo. Aumenta a resistência física e mental, alivia as tensões, estresse, dores crônicas, aumenta a flexibilidade e a força muscular.

37. Depois do 30 anos, não deixe de praticar musculação. A musculação melhora a postura, o sono, e o bem-estar geral. A maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. O trabalho com peso torna os músculos (que sustentam os ossos) mais resistentes. Também aumenta e define a massa muscular. É tão importante quanto o exercício aeróbico. 


38. Está estressada e precisa relaxar? Pratique Ioga. A Ioga trabalha com a união dos nossos aspectos físicos, emocionais e espirituais. Não traz apenas o bem-estar do corpo, mas busca um caminho em direção a um sentido de vida mais profundo, unindo o físico ao espiritual. Alivia a ansiedade, estresse, dores; melhora o equilíbrio e a postura. 


39. Quer um exercício mais leve, sem dores e suor? Pratique hidroginástica. Os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o nosso rendimento e possibilitando a prática de atividade por um período de tempo maior. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem.

40. Cuidado com o estresse. Estresse é o estado psicofísico resultante de excessiva exposição a certos estímulos, caracterizado por tensão muscular, fadiga, cansaço e dificuldade para dormir. Em uma situação de problema, não adianta se preocupar demasiadamente: isto só traz sofrimento, depressão e nervosismo, além de não trazer a solução. Esteja mais consciente desses sentimentos e torne-se uma pessoa mais feliz. 


41. Não deixe de ficar de olho em seu colesterol. Colesterol alto é uma condição de saúde perigosa, pois está associado a um maior risco de doenças do coração. O excesso tende a acumular-se nas paredes das artérias, formando placas de gordura. Essas placas podem, pouco a pouco, entupir as artérias, levando a complicações cardiovasculares. Faça exames periódicos e mantenha o nível de colesterol em dia. 


42. Faça exames de glicose regularmente. A diabete é uma doença silenciosa, com sintomas quase imperceptíveis. O pâncreas não produz a insulina necessária para fazer a glicose entrar na célula, por isso impede o correto aproveitamento dos alimentos. Proteja-se com exames periódicos.

43. Cuidado com a osteoporose. A osteoporose é uma doença que atinge os ossos: eles ficam mais frágeis devido à diminuição da quantidade de massa óssea em seu interior. Eles tornam-se finos e suscetíveis a fraturas. Pratique exercícios físicos, faça exames regularmente e tenha uma dieta rica em cálcio. 


44. Não deixe a depressão te afetar. Os sintomas da depressão são muito variados: desde sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores. Fique consciente dos seus atos e busque o autoconhecimento. Isto evitará o desalento e a consequente desorganização orgânica. Em caso de suspeita de depressão, consulte seu médico. 


45. Mantenha as mãos sempre limpas! . Você sabia que uma das melhores formas de reforçar o sistema imunológico do nosso organismo é mantendo as mãos sempre limpas? Essa medida, juntamente com tomar água durante o dia, normalmente é suficiente para evitar grande parte das gripes e resfriados comuns.

46. Preste atenção no seu hálito. A prevenção é a medida mais importante para o mau hálito: normalmente, ela acaba sendo a principal forma de tratamento. Deve-se ter cuidado com a alimentação e, principalmente, com a higiene bucal. Uma boa dica é beber água: Além de evitar a desidratação, ela evita a proliferação de bactérias na boca. 


47. Respire profundamente. O sangue precisa de oxigênio. A respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde física. Faça isso calmamente durante alguns minutos do dia, preferencialmente em algum lugar com muito ar puro e você verá a diferença. 


48. Pratique meditação. Considerada por alguns como instrumento para uma ecologia da mente e dos sentimentos, a meditação não é uma prática tão complicada quanto se pensa. Basta sentar-se em silêncio e observar a passagem dos pensamentos pela mente como se fossem nuvens do céu. Isto é, não se prenda a eles — apenas observe-os e deixe-os passar.

49. Procure dormir bem. É na hora do sono que você realmente consegue descansar e recarregar as energias. Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo. 


50. Seja mais otimista! Após dez anos estudando como a personalidade de uma pessoa pode influir no aumento ou na diminuição da expectativa de vida, pesquisadores holandeses concluíram que ter uma atitude positiva melhora o bem-estar e diminui o risco de doenças.




(http://belezaesaude.dae.com.br/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário