Manter a forma no inverno.


O inverno chegou! Com o friozinho as pessoas começam a comer mais, as preparações geralmente são mais elaboradas, tornando-se mais calóricas, a preguiça para praticar exercícios começa aparecer e não tem como, o ponteiro da balança sobe mesmo.
É fato que sentimos mais fome nesta estação, pois o nosso corpo gasta mais calorias para manter a temperatura corporal, então para compensar esse gasto acabamos comendo mais.
Mas quem deseja emagrecer deve aproveitar isso como algo positivo, pois se haverá um gasto maior, se a quantidade ingerida for mantida, facilitará a eliminação de peso.
Se você quer manter a forma nesta estação fique firme com a alimentação saudável e prática de exercícios. É possível comer bem, não deixar de saborear todas as preparações que o inverno sugere, só é preciso moderação. Veja algumas sugestões.
Bebidas quentes
chá é uma excelente opção, tem pouquíssimas calorias e vários sabores: camomila, erva cidreira, hortelã, frutas, chá verde, branco, etc.
Que tal um cafezinho? Assim como o chá, possui calorias insignificantes, mas cuidado com o açúcar, e não esqueça que a cafeína em excesso não é legal, por isso, não ultrapasse 3 xícaras por dia.
O cappuccino, café com leite e chocolate quente, se preparado com leite desnatado, achocolatado light, com adoçante ou pouca quantidade de açúcar também é uma boa opção. Despense o creme de leite e o chantily.
Sopas
Quentinha e saborosa, essa é uma boa opção para as noites frias, desde que saiba escolher os ingredientes. Verduras, legumes, temperos naturais, uma fonte de proteína (carnes) e apenas uma de carboidrato (macarrão, arroz, mandioca, batata e mandioquinha), está perfeito! Cuidado com os cremes, pois geralmente é acrescido creme de leite, que fornece muitas calorias. Moderação na quantidade, não é porque é sopa que pode ser consumida à vontade.
Massas
As massas com molhos brancos, ou muito elaborados se tornam muito calóricas, portanto prefira massas com molhos simples, de tomate ou à bolonhesa, por exemplo. Uma sugestão para tornar o molho branco menos calórico é utilizar o leite desnatado no preparo.
Não deixe de consumir
Verduras, legumes, frutas! Muitas pessoas esquecem de consumir ou diminuem a frequência desses alimentos. Dessa forma sua alimentação torna-se desbalanceada. Prepare as verduras e legumes refogados, em vez de crus. As frutas você pode preparar sucos, vitaminas, ou experimente colocar no microondas com gotinhas de adoçante e canela, com banana e maçã fica ótimo.
Esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais, que entre suas funções, uma delas é fortalecer o sistema imunológico, podendo ajudar na prevenção de gripes, resfriados e outras doenças comuns nesta época.
O consumo de água também não deve ser abandonado, já que você precisa se manter hidratado e mesmo que você não transpire no inverno, você elimina água sim.
Se você deseja chegar na primavera-verão com o corpo em forma, comece agora a se cuidar!



Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e

 Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.


Agora confira receitas faceis e lights para fazer em casa e aquecer seu inverno:
SOPA! MANTER A FORMA NO INVERNO É SOPA!
Canja de galinha light super fácil
1 peito de frango inteiro e sem peles (se preferir pode ser sem osso)
1 cebola grande cortada em quatro
1 tomate cortado em quatro (com pele e sementes)
batata grande cortada ao meio
1 a 2 mandioquinhas inteiras
2 cubinhos de caldo de galinha
½ xícara de (chá) de arroz integral
Em uma panela de pressão, junte o peito de frango, cebola, tomate, cubinhos de caldo, legumes sem casca, acrescente água até cubrir os ingredientes. Deixe cozinharna pressão cerca de 30 minutos. Após desligar deixe a pressão sair sozinha. Osingredientes estarão bem molinhos, com um garfo desfie o peito de frango e termine de desfazer os pedaços de legumes. Acrescente o arroz, tampe a panela e leve em pressão por 5 minutos, se estiver com pouco caldo acrescente um copo de água. Sirva com queijo parmessão fresco ralado e torradas.
Sopa cremosa light
1 e ½ colheres de (sopa) de farinha de trigo
2 colheres de (sopa) de margarina light
1 xícara de (chá) de legumes picados
xícara de (chá) de leite desnatado
pitada de pimenta do reino
1 cubo de caldo de carne
1 xícara de (chá) de água
1 cebola pequena picada
Sal à gosto
Refogue a cebola na margarina, junte a farinha e cozinhe até dissolver. Adicione apimenta, o leite e o caldo de carne dissolvido na água, mexendo até ferver. Abaixe o fogo, acrescente os legumes, sal e cozinhe até amaciar. Deixe esfriar e bata noliquidificador.
Sirva bem quente.

Chás: ótima opção, mas sem exageros!

Uma simples xícara de chá proporciona manutenção da saúde contra as agressões de diversas doenças, tonificam o organismo, auxiliam na digestão, protegem o fígado e o sistema endócrino.
A maneira mais usual de preparação de chá é a infusão, onde se usa flores e talos das plantas. É um procedimento que conserva a maioria das propriedades químicas da planta. Outro método no preparo do chá é a decocção onde são utilizadas as partes duras das plantas, como as cascas, raízes e sementes.
Mesmo sendo muito utilizado tanto no Inverno como no Verão, os chás não devem ultrapassar 1 litro por dia e não deve-se abusar de determinadas ervas, pois o efeito benéfico poderá se tornar maléfico. ”Os chás são importantes, quando tomados de acordo com a necessidade de cada indivíduo e é fundamental ressaltar que não se deve fazer proveito das ervas sem o perfeito conhecimento de seus efeitos colaterais e da correta dosagem”, adverte Rosana.

Como podemos então fazer bom proveito das ervas?

Elaboramos um roteiro de chás e suas funções no organismo.
  • Chá verde é interessante quando tomado morno após as principais refeições (almoço e jantar). Estudos mostram que sua utilização ajuda a emagrecer, pois acerela o metabolismo. Um coadjuvante quando se está fazendo tratamentos de gordura localizada e celulite. Atenção: o chá verde não deverá ser tomado após as refeições em casos de anemia. Nesses casos, consumir nos intervalos das refeições;
  • Chá de hortelã, menta, camomila, orégano ou carqueja devem ser tomados próximo às refeições, pois ajudam a quem tem problemas estomacais ou difícil digestão. Um auxílio importante quando se exige tratamentos para diminuir a indesejável “barriguinha”;
  • Chás calmantes só devem ser utilizados na hora de dormir. E sabemos que boas horas de sono, são importantes para a beleza da pele. Tomar sob orientação;
  • Chás estimulantes do apetite devem ser utilizados pelo menos 30 minutos antes das refeições. Para quem precisa engordar;
  • Chá de melissa e cravo diminuem a ansiedade;
  • Chá de gengibre aumenta a atividade celular e imunológica, bom para perder peso. É também antibacteriano e fungicida. O chá deve ser feito com apenas 3cm da raiz em 1 litro de água, ferver por 10 minutos, abafar mais 10 minutos e estará pronto para tomar.
Existe eficácia nos tratamentos estéticos, quando a alimentação estiver presente e corretamente aplicada. Sem levar em consideração que o álcool, excessos de gorduras, de café, de peso, de sal, de açúcar e o fumo são denominados ladrões de energia e comprometem o bem-estar.


Pesquisas em : http://vilamulher.terra.com.br/como-manter-a-forma-no-inverno-11-1-70-178.html, http://www.todavoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário